Apresentação da Freguesia de Bouçoães

Destaques:

  Não perca as novidades e eventos da nossa Freguesia.

  Mantenha-se actualizado!

  • Fique atento aos eventos / novidades e às notícias que vão surgindo relacionadas com a nossa freguesia, sejam elas da Junta de Freguesia ou das Associações Culturais ou de Caçadores existentes.
  • Aproveite também para seguir passo a passo todas as novidades referentes à execução de projectos e obras realizadas pela Junta de Freguesia de Bouçoães.
  • No caso de querer deixar-nos alguma sugestão, vá ao nosso livro de visitas e deixe-nos a sua mensagem. Não hesite!
  • A Junta de Freguesia de Bouçoães passou a disponibilizar 2 vezes por mês a visita de um enfermeiro nas localidades da nossa freguesia de acordo com a anúncio já exposto pelos locais do costume da Freguesia. Irão ser proporcionados diversos cuidados de enfermagem gratuitos no sentido de assistir com mais qualidade a saúde da população da nossa freguesia. Veja aqui o anúncio com os horários, datas e locais onde funcionará este serviço.
  • Brevemente se quiser desfrutar das magníficas paísagens e descobrir os sítios arqueológicos e históricos da nossa freguesia poderá carregar neste link e ir à descoberta dos mesmos.
  • Também pode acompanhar através do FACEBOOK todas as actividades promovidas na Freguesia de Bouçoães.

Mapa do concelho de Valpaços; Bouçoães situa-se no extremo norte do concelho.Bouçoães é uma freguesia portuguesa do concelho de Valpaços que dista cerca de 25 quilómetros da sede de concelho, a cidade de Valpaços. Devido à grande distância à sede de concelho e aos então difíceis e maus acessos, Bouçoães parece estar mais próxima da cidade de Chaves.

A freguesia de Bouçoães agrupa 8 povoações ou aldeias, cada uma delas com as suas peculiaridades e pontos de interesse, que este web site procurará dar a conhecer. São elas:

Em termos de acessibilidades, a freguesia de Bouçoães é atravessada pela Estrada Nacional 103, a qual liga as importantes cidades transmontanas de Chaves e Bragança, passando pela conhecida vila de Vinhais. Através dessa estrada e de algumas estradas municipais do concelho de Valpaços, todas as povoações da freguesia de Bouçoães estão interligadas entre si, facilitando assim a coesão interna entre as várias localidades que compõem a freguesia.

Estrada Nacional 103 na sua passagem pela freguesia de BouçoãesA ligação à cidade de Valpaços é feita pela Estrada Municipal 213-1 (através das aldeias de Sonim e Santa Valha) e pela Estrada Municipal 544-1 (através das aldeias de Fornos do Pinhal, Vale de Casas e Lagoas).

O termo da freguesia de Bouçoães tem os seguintes limites:

  • A noroeste, com o concelho de Chaves (freguesia de Sanfins);
  • A norte, com o concelho de Vinhais (freguesia de São Jomil), do qual está separado pelo rio Mente;
  • A leste, com o concelho de Vinhais (freguesia de Rebordelo), do qual está separado pelo rio Rabaçal;
  • A sul, com a freguesia de Sonim - Barreiros;
  • A oeste e sudoeste, com a freguesia de LebuçãoFiães e Nozelos.

O orago da freguesia de Bouçoães é Nossa Senhora da Ribeira, a quem é dedicada a igreja da localidade de Lampaça.

É uma freguesia que nos seus aspectos básicos é semelhante às suas congéneres. A agricultura é a actividade preponderante e a sua população mantém ainda fortes características rurais. O modo de falar, por exemplo, com um sabor arcaico e marcado por diminutivos.


Área e População

Designação Ano Dados
Área Total (km²) 2000 25,74
População Presente (total) 2001 548
População Residente (total) 2001 541
Densidade Populacional (hab./km²) 2001 21,02

Dados do Instituto Nacional de Estatística

Da evolução populacional, o primeiro censo que se conhece é da autoria do Padre Carvalho que, no ano de 1706, dotava a freguesia de Bouçoães de 158 fogos, tendo atingido o auge em 1950, registando os censos nesta data 1276 habitantes.

O decréscimo populacional que se verifica desde aquele ano deve-se, como em toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, à emigração da população para os grandes centros urbanos do litoral português ou para o estrangeiro.

Cerca de 15% dos habitantes da freguesia de Bouçoães são crianças e jovens, correspondendo 35% à percentagem de adultos em idade activa. Relativamente aos idosos, representam 50% da população total.


Economia

A agricultura e a pecuária são as principais actividades económicas dos habitantes da freguesia de Bouçoães.As principais actividades económicas da freguesia de Bouçoães são:

  • Agricultura e pecuária;
  • Construção civil;
  • Pequeno comércio.

O sector primário (agricultura e pecuária) continua a ocupar, quase exclusivamente, os habitantes de Bouçoães, dado que 95% dos seus habitantes se dedicam a esta actividade.

O sector secundário (indústria) não tem qualquer representação na freguesia, enquanto que o sector terciário (serviços) ocupa apenas 5% da população activa (pequeno comércio).


Freguesia

Autarquia