Picões - Aldeia Abandonada

Capela de Santo António, na aldeia abandonada de Picões, freguesia de BouçoãesPicões é uma aldeia abandonada existente no termo da freguesia de Bouçoães. Situa-se na margem direita da ribeira de Picões, um afluente do rio Rabaçal, no qual desagúa junto à ponte de Rebordelo, na Estrada Nacional 103. A aldeia de Picões contém vários motivos de interesse que justificam uma visita cuidada.

Além do núcleo urbano da aldeia, onde se pode contemplar várias casas de pedra tipicamente transmontanas, em Picões também se poderá visitar a capela de Santo António, que ainda se encontra em bom estado de conservação. Esta capela encontra-se afastada do núcleo central da aldeia, no caminho que sobe até às aldeias de Lampaça e Vilartão.

Um dos pontos de interesse de Picões que, infelizmente, já não pode ser contemplado é a Ponte Romana de Picões. Trata-se de um monumento datado do período romano e da Idade Média, o qual actualmente se encontra submerso pelas águas da albufeira da barragem de Rebordelo no rio Rabaçal. Antes da construção e do enchimento da barragem, a Ponte Romana de Picões já se encontrava em ruínas.

Sobre esta ponte, pode-se ler no web site do IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico):

"Numa zona encaixada do rio Rabaçal, é possível observar os restos estruturais de uma ponte romana ou medieval. Sande Lemos admite que estes restos estruturais poderão estar articulados com a antiga via romana que ligava Aquae Flaviae (a actual cidade de Chaves) a Castro de Avelãs (no concelho de Bragança), tendo este itinerário sido utilizado também durante a época medieval. Os elementos que actualmente se podem observar constituem-se pelos restos de um aparelho de silhares de grande qualidade e bem esquadriados."

Para ver mais imagens da aldeia de Picões, por favor visite esta página com imagens de Picões.


Localização de Picões

 

Freguesia

Autarquia