Bouçoães
Situada a 514 metros de altitude, Bouçoães (ou Bouçoais, o nome antigo pelo qual a aldeia e freguesia ainda são conhecidas) é a aldeia-sede da freguesia com o mesmo nome. Até 1853, Bouçoães era uma das freguesias que constituíam o antigo concelho de Monforte de Rio Livre. Com a extinção deste concelho naquele ano, Bouçoães foi integrada, juntamente com a antiga freguesia de Vilartão, no concelho de Valpaços, ao qual pertence até aos dias de hoje.
Para se ir da cidade de Valpaços até à aldeia de Bouçoães, deve-se seguir pela Estrada Municipal 544-1, passando pelas aldeia de Lagoas, Vale de Casas e Fornos do Pinhal até à freguesia de Santa Valha. Aí vira-se à direita pela Estrada Nacional 213-1 em direcção a Bouçoães, passando pela freguesia de Sonim e pela pequena aldeia de Real Covo, anexa de Bouçoães.
Para ver mais imagens da aldeia de Bouçoães, por favor visite esta página com imagens de Bouçoães.
O código postal da aldeia de Bouçoães é o seguinte:
5430-042 Bouçoães - Valpaços
Casa da Abadia ou Abadia de Bouçoães
Trata-se da antiga residência paroquial da aldeia de Bouçoães, conhecida como Abadia de Bouçoães. Encontra-se em estado de ruína.
No seu interior foram encontrados dois marcos miliários anepígrafos (isto é, sem quaisquer nomes ou inscrições identificativas) que assinalavam a antiga via romana que ligava Aquae Flaviae (a actual cidade de Chaves) a Castro de Avelãs (concelho de Bragança).
Os referidos marcos miliários foram utilizados como colunas de suporte a uma varanda da Abadia de Bouçoães. O primeiro desses marcos (abaixo, à esquerda) tem um capitel simples e base quadrada, apresentando um aspecto muito arcaico, podendo ser medieval.
O segundo marco miliário (abaixo, à direita) é composto de duas partes, sendo a parte superior, mais pequena, um fuste de coluna reaproveitado, e a parte inferior um marco cilíndrico, com cerca de 1,70m de altura, que poderá talvez ser um miliário reaproveitado. Na parte visível não se observa qualquer inscrição, somente duas cruzes gravadas.
Estes dois marcos encontram-se hoje guardados na sede da Junta de Freguesia de Bouçoães.
Ainda dentro da Abadia de Bouçoães, um pouco ao lado da referida varanda, debaixo do alicerce da escada de acesso à varanda, encontra-se parte de um lagar escavado na rocha. Nos terrenos ao lado da casa e ainda pertencentes a esta, numa suave encosta virada a Sudeste, são visíveis alguns fragmentos de tegula e cerâmica comum, romana e medieval.
Referência: "Abadia de Bouçoais" (web site do IGESPAR)
Visitado em 22 de Junho de 2010
Fotografias dos marcos miliários: IGESPAR